Clube do Concurseiro

Clube do Concurseiro -

Auxiliar Técnico de Educação/PMSP – 493 Vagas – nível médio e fundamental

DESPACHOS DO PREFEITO

prefeitura_spOf. 405/2013/SME-G(DOC 19776/2013) – Secretaria Municipal de Educação – Autorização para a realização de concurso público de ingresso para provimento de 493 cargos vagos de Auxiliar Técnico de Educação – À vista dos elementos de convicção que instruem o presente expediente, especialmente as justificativas expostas pela Secretaria Municipal de Educação, às fls. 01/02v, encampadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, consoante manifestação de fls. 09/09v, que evidenciam a necessidade de suprir o Quadro de Apoio à Educação, do Quadro dos Profissionais da Educação, e considerando, ainda, os pronunciamentos favoráveis da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (fls. 11/12 e 26/26v) e da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico (fls. 14/19), no que concerne aos aspectos orçamentário-financeiros, que demonstram estar a solicitação conforme as disposições da Lei Orçamentária 15.680/2012, do Decreto 53.694/2013 e da Lei Complementar 101/2000, AUTORIZO a abertura de concurso público de ingresso para o provimento de 493 cargos vagos de Auxiliar Técnico de Educação.

PROGRAMA DO CONCURSO ANTERIOR.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDITAL DO CONCURSO ANTERIOR

Observações: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura de Inscrições.

Português

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Divisão silábica. Pontuação. Emprego de acento indicativo da crase. Emprego e uso das classes de palavras: substantivo; adjetivo; artigo; numeral; pronome; verbos; advérbio; preposição. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Compreensão e interpretação de textos.

Matemática

Números inteiros e racionais (nas formas fracionária e decimal): leitura, escrita e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); expressões numéricas, múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Sistema de medidas do tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro; problemas. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples, porcentagem; problemas. Juros simples.

Legislação

Constituição da República Federativa do Brasil – 1988: Capítulo III – Seção I – Da Educação – Artigos 205 e 208; Capítulo VI – Do Meio Ambiente. Lei n° 8.069 de 13/07/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Título II – Dos Direitos Fundamentais – Capítulos I a V e Título V – Conselho Tutelar. Lei Federal n° 9.394 de 20/12/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Títulos II, III e V. Lei Orgânica do Município de São Paulo. Título VI – Capítulo I – Da educação – Artigos 204 a 206. Lei n° 8.989 de 29/10/79. Título VI – Dos deveres e da ação disciplinar – Capítulos I,III e IV. Lei n° 11.229 de 26/06/92 – Estatuto do magistério Público Municipal de São Paulo – Título VIII – Capítulo I – Conselho de Escola. Lei n° 11.434 de 13/11/93 – Organização do Quadro de Profissionais de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo, artigos 15 a 18. Decreto n° 33.991 de 24/02/94 – Dispõe sobre o Regimento Comum das Escolas Municipais – Capítulo II – Seção III – Da Equipe Auxiliar da Ação Educativa – artigos 42, 43, 46, 49 e 50. Decreto n° 38.174 de 28/07/99 – Dispõe sobre as atribuições de cargos da Carreira de Auxiliar Técnico de Educação – Classe I e Classe II do Quadro de Apoio à Educação, da Secretaria Municipal de Educação, e dá outras providências. Manual de Normas e Procedimentos – Secretaria Municipal de Educação – São Paulo – 2007.

Prova anterior – ATE – 1

Prova anterior – ATE – 1 – gabarito