PM/SP: primeiro edital de concurso sai até maio

F de FederalA Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP) já iniciou o processo de escolha da banca organizadora do seu próximo concurso público para o cargo de soldado. De acordo com informações obtidas junto a responsáveis pela seção de planejamento da divisão de seleção e alistamento da corporação, a PM tem pressa em iniciar o certame e a intenção é liberar o edital de abertura de inscrições assim que fechado o contrato com a banca, provavelmente nos meses de abril ou maio.

Embora a autorização governamental, divulgada pelo governador Geraldo Alckmin em 12 de fevereiro, seja para o preenchimento de 3.741 vagas, o primeiro edital deverá contar com uma oferta de 2.000 oportunidades, como ocorreu no último certame, realizado no segundo semestre de 2014. As vagas restantes deverão ser destinadas para um segundo concurso, com edital previsto para o segundo semestre, também com previsão de mais 2.000 vagas, considerando as restantes da autorização governamental, além de outras previstas para vagar até o início da seleção.

A remuneração inicial da categoria é de R$ 2.901,03, já considerando o adicional de insalubridade de R$ 543,27.

Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “B” ou “E”. Além disso, é necessário possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Vale ressaltar que os concursos da corporação não contam mais com distribuição de vagas específicas para cada sexo.

Seleção

O processo seletivo é composto por provas objetivas, redação, prova de condicionamento físico, exames de saúde, avaliação psicológica, investigação social e análise de documentos e títulos.

No último concurso da PM/SP, realizado no segundo semestre de 2014, a parte objetiva contou com 50 questões, versando sobre língua portuguesa (18), matemática (12), conhecimentos gerais (dez), noções de informática (cinco) e noções de administração pública (cinco). A redação costuma ser aplicada no mesmo dia, mas somente é corrigida dos aprovados na parte objetiva.

Na seleção anterior, os candidatos puderam optar pelo local de aplicação de provas, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas,  Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A organizadora foi a Fundação Vunesp.

CRÉDITO: Fernando Cezar Alves

FONTE: JC Concursos

Prepare-se para este concurso com a FEDERAL CONCURSOS. Matrículas para início imediato. Increva-se agora: http://www.federalconcursos.com.br/cursos/carreiras-nivel-medio/soldado-da-policia-militar-sp