IBGE: edital publicado com 1.038 oportunidades

Foi publicado na manhã desta segunda-feira (10), o edital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Embora a autorização do concurso seja para 2.010 vagas, este primeiro edital contempla a abertura de apenas 1.038 oportunidades, com a expectativa que as demais vagas sejam abertas até o dia 24 de abril.

As vagas de nível médio são de agente censitário administrativo (344 vagas), agente censitário regional (349) e agente censitário de informática (174). A remuneração para estes cargos é de R$ 1.500, R$ 2.500 e R$ 1.700, respectivamente.

Também há vagas para candidatos de nível superior, como analista censitário nas especialidades de agronomia (27), análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações (8), análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações web mobile (4), análise de sistemas/suporte à comunicação e rede (2), análise de sistemas/suporte à produção (4), análise de sistemas/suporte operacional e de tecnologia (2), análise socioeconômica (8), biblioteconomia e documentação (2), ciências contábeis (5), geoprocessamento (7), gestão e infraestrutura (63), jornalismo (12), logística (2), métodos quantitativos (6), produção gráfica/editorial (2), programação visual/web design (12) e recursos humanos (5). O salário base é de R$ 4.000.

A inscrição deverá ser realizada até o dia 09 de maio, na página da Fundação Getúlio Vargas – www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge-pss. A taxa de participação custa entre R$ 27 e R$ 78, de acordo com a função.

Os inscritos passarão por avaliação objetiva, composta por 50 perguntas sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico quantitativo, noções de informática, noções de administração e situações gerenciais e/ou conhecimentos específicos. A avaliação será aplicada no dia 02 de julho, às 13h.

As operações terão início no dia 1º de outubro. Os recenseadores visitarão 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo país.