ENEM 2017: prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (19)

Termina na próxima sexta-feira (19) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017. Os interessados devem fazer o cadastro na página do INEP – www.enem.inep.gov.br/participante, até às 23h59 e efetivar a matrícula com o pagamento da taxa de R$ 82,00, até o dia 24 de maio.

Para fazer a inscrição é necessário estar munido dos documentos pessoais, além dos dados pessoais. Os dados informados no ato da inscrição deverão cruzar com os dados da Receita Federal, de acordo com o número de documento do CPF.

Estão isentos do pagamento estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017; os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e os que se encaixam na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta o pagamento daqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50. Os candidatos com deficiência, déficit de atenção, dislexia, entre outros, poderão solicitar atendimento especial ou tempo adicional de prova no ato da inscrição, com apresentação de laudo médico.

Segundo informações divulgadas, até o momento já foram registradas cerca de 4.090.541 inscrições. A expectativa é que o número de inscritos ultrapasse o da última edição no ano de 2016, com 9,2 milhões de inscrições.

 

PROVAS

Criada em 1998, o Enem abre portas para a Educação Superior, dando acesso a programas educacionais de bolsa de estudo como o Sisu, o Prouni, o Pronatec e também Instituições Portuguesas, além do Financiamento Estudantil – Fies.

Os estudantes fazem quatro provas objetivas, além de uma redação, em dois domingo consecutivos. As avaliações estão divididas em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A redação será sobre um tema dado a partir de uma situação-problema, que pode ser política, social ou cultural. Diferentemente das outras edições, a redação será realizada no primeiro dia de prova, ou seja, no primeiro domingo.

A prova está marcada para ser aplicada em todo país nos dias 05 e 12 de novembro.

 

APLICATIVO

O CURSINHO DA FEDERAL acabou de lançar o aplicativo ENEM FEDERAL, com conteúdo para quem vai fazer a prova do Enem 2017 e Exames Pré-Vestibulares em todo país. O aplicativo traz vídeo-aulas sobre as principais matérias que caem no Exame, como língua portuguesa, matemática, biologia, história e outras.

O aplicativo também traz funções como Simulados, para os alunos treinarem a prova e também Grupo de Estudos para troca de informações e dicas.

O APP ENEM FEDERAL está disponível para usuários do Android e IOS (Apple) e é totalmente gratuito.

 

Prepare-se para o ENEM 2017. Inscrições abertas: https://goo.gl/OJZkUH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *