Polícia Militar de São Paulo inscreve para 270 vagas na Academia do Barro Branco

A Polícia Militar do Estado de São Paulo – PMESP publicou novo EDITAL, desta vez com 270 oportunidades para a função de Aluno Oficial na Academia do Barro Branco. Candidatam-se ao cargo pessoas com nível médio, idade entre 17 e 30 anos e altura mínima de 1,55m – mulheres e 1,60m – homens.

Os interessados devem se inscrever no certame do Barro Branco por meio da página da Vunesp – https://www.vunesp.com.br/PMES1804, entre os dias 27 de agosto e 24 de setembro. A taxa de participação é de R$ 130,00.

Os candidatos passarão por avaliação objetiva no dia 18 de novembro. Além da prova, haverá ainda, no período da tarde, a aplicação da redação para todos os candidatos. A prova objetiva envolve questões sobre as disciplinas de história, filosofia, sociologia, geografia, língua portuguesa, língua inglesa ou espanhola, matemática, noções de administração pública e noções básicas de informática.

Os testes poderão ser realizados em  Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo ou Sorocaba. O candidato deverá indicar o local no ato da inscrição.

Os aprovados nesta primeira etapa passarão ainda por exames de aptidão física, de saúde e psicológicos, avaliação da conduta social/idoneidade e análise de documentos.

Entre as atribuições do cargo estão a gestão e o comando de pessoas e análise e administração de processos, por intermédio da utilização ampla de conhecimentos na busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e direitos humanos, além de outras definidas em lei, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do posto inicial de Oficial.

Os aprovados farão o curso com duração de três anos e receberão salário base de R$ 3.095,88. Com os reajustes feitos ao longo do curso a remuneração pode chegar a R$ 3.609,23.