Candidatos ao cargo de técnico federal de controle externo do Tribunal de Contas da União, com provas aplicadas pelo Cebraspe, poderão consultar as respostas das provas objetivas a partir desta terça-feira.
O gabarito preliminar das provas objetivas do concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cargo de técnico federal de controle externo será divulgado a partir das 19 horas (horário de Brasília) do dia 5 de agosto de 2025. Os candidatos poderão consultar o documento no endereço eletrônico do Cebraspe, banca organizadora do certame.
De acordo com o cronograma oficial (Anexo I do edital), o período para interposição de recursos contra os gabaritos preliminares será nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, de forma ininterrupta, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso do Cebraspe. Já a divulgação dos gabaritos preliminares definitivos está prevista para o dia 8 de agosto de 2025.
Sobre o concurso
O edital nº 1 – TCU/TEFC, de 22 de maio de 2025, visa ao provimento de 40 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva para 20 vagas adicionais, para o cargo de técnico federal de controle externo. As oportunidades são distribuídas entre ampla concorrência (28 vagas), pessoas com deficiência (4 vagas) e pessoas pretas e pardas (8 vagas), com cadastro de reserva correspondente.
A remuneração inicial para o cargo é de R$ 15.128,26, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O requisito é certificado de conclusão de curso de ensino médio.
As provas objetivas (P1 e P2) e a prova discursiva (P3) foram aplicadas em Brasília/DF no dia 3 de agosto de 2025, em turnos separados. A primeira etapa do concurso, de responsabilidade do Cebraspe, compreende as provas objetivas de conhecimentos básicos (50 itens) e específicos (70 itens), ambas eliminatórias e classificatórias, e a prova discursiva, que inclui duas questões discursivas e uma peça de natureza técnica. A segunda etapa consiste em um programa de formação, de caráter eliminatório, sob responsabilidade do TCU.
Para ser aprovado nas provas objetivas, o candidato precisa atingir no mínimo 10,00 pontos em Conhecimentos Básicos (P1), 21,00 pontos em Conhecimentos Específicos (P2), e 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. A correção da prova discursiva é limitada aos candidatos mais bem classificados nas objetivas, seguindo a proporção de vagas por categoria.
É fundamental que os candidatos acompanhem todas as atualizações e publicações no site oficial do Cebraspe para não perderem prazos e informações cruciais sobre as próximas etapas do certame.
Links Úteis
- TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO: Acompanhe no site da banca Cebraspe/TCU
- Veja outros concursos em Distrito Federal